Preposições
Preposição: “Palavra invariável que liga duas outras, exprimindo a relação que entre elas existe.” (Dicionário Michaelis)
“Porque dEle, por Ele, e para Ele são todas as coisas. Glória, pois, a Ele eternamente. Amém. ” Rom. 11:36
Vamos ter uma curta aula de português. “De” é uma preposição de posse. “Por” é uma preposição designativa de meio ou modo. “Para” é uma preposição designativa de destino. A intenção desta aula é ilustrar de forma clara o versículo tema da devocional, pois lemos as três preposições seqüencialmente ligadas ao mesmo desfecho: “são todas as coisas.”
- dEle são todas as coisas: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1. Nada que possuímos podemos considerar de nós mesmos. Estamos aqui nesta terra como peregrinos e daqui nada levaremos. Vivemos conduzidos pela esperança da vida eterna, portanto a eternidade é nosso destino e não há sentido em nos considerarmos donos de algo cuja propriedade não podemos arrastar além da nossa existência aqui na terra.
- Por Ele são todas as coisas: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:3. Deus criou todas as coisas. Por Ele as coisas são criadas, por Ele o nada toma forma, por Ele o vazio se torna cheio, por meio dEle subsistimos e somos aperfeiçoados dia a dia. Deus cria as coisas a partir do nada, portanto enquanto o homem não se tornar nada, Deus não pode fazer nada com ele.
- Para Ele são todas as coisas: “Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;” Colossenses 1:16-17. Tudo foi criado para Deus, o problema é que o homem não compreende isso e modificam as coisas conforme sua própria vontade, incluse a própria vida.
O que mais nos interessa aqui é trocar a palavra “coisa” pelo seu nome. Vivemos para Deus, existimos por Ele e Ele é nosso dono. Essa é a verdade contida na sua Palavra: “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” I Cor. 8:6.
Guarde essas três preposições divinas no seu coração e não tenha dúvidas, sua vida nunca mais será a mesma.
Por : Rafael Kamimura
Nenhum comentário:
Postar um comentário