O Prego
"Não pense de si mesmo, além do que convém; antes pense com moderação..." Romanos 12:3
“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:3
Uma nova igreja fora construída e as pessoas vinham de todas as partes para visitá-la. Passavam horas, admirando a beleza da obra.
Lá em cima, no madeiramento do telhado, um pequeno prego a tudo assistia. E ouvia as pessoas elogiando todas as partes da encantadora estrutura, exceto o prego! Sequer sabiam que estava lá, e ele ficou tão irritado e com ciúmes.
- Se sou tão insignificante, ninguém sentirá minha falta!
Então, o prego desistiu de sua vida, deixou de fazer pressão e foi deslizando até cair ao chão.
Naquela noite, choveu e choveu muito. Logo, onde faltava um prego, o telhado começou a ceder, separando as telhas. A água escorreu pelas paredes e bonitos murais. O gesso começou a cair, o tapete estava manchado; e a Bíblia, arruinada pela água.
Tudo porque um pequeno prego desistira de seu trabalho!
E o prego?
Ao segurar o madeiramento do telhado, era obscuro, mas, útil.
Agora, enterrado na lama, não só continua obscuro, como também se tornara um inútil completo que acabou consumido pela ferrugem!
Extraído do livro: “A Vida por Linhas Certas”
Quão triste é quando uma pessoa é tão imatura, que necessita de elogios e aplausos, para se sentir reconhecido pelos seus feitos!
Muitas vezes nos deparamos com esse tipo de cristão, que pensa que só tem valor, se alguém citá-lo, enaltecendo a sua capacidade ou os seus feitos.
O nosso valor é uma questão de autoconhecimento. E isso é possível! Através de um crescimento espiritual, possibilitado pelo entendimento da Palavra de Deus, uma vez que ela é, como diz em Hebreus 4:12, viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma do espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Quando conhecemos as nossas fraquezas, limitações, como também as nossas virtudes, isso tudo vai nos levar a um espírito de humildade onde haverá o reconhecimento de que necessitamos de Deus; para suprir nossas carências e aprimorar nossas virtudes, tudo com um propósito único de engrandecer o mundo ao nosso redor, através de implantarmos através das nossas atitudes, o reino de Deus no coração dos homens.
Quando somos úteis e sabemos da nossa importância, não é o comentário de alguém que vai mudar nosso comportamento, fazendo com que sejamos movidos como meninos inseguros. É lógico que o elogio é algo bom e a crítica quando julgada corretamente ajuda a promover mudanças enormes e benéficas. Por exemplo, eu aqui no meu site, quando leio um comentário, me dá satisfação, por saber que estou atingindo o meu objetivo e o de Deus de levar uma palavra que serve de ajuda para aqueles que a lêem, mas não significa que se eu não receber um elogio, isto me fará paralisar o trabalho, cujo oficio eu creio ser a minha missão .
Quero te incentivar a estudar a Palavra de Deus com o desejo de restaurar o seu caráter, para moldá-lo de acordo com o de Jesus; pois as escrituras nos afirmam que a Palavra de Deus é como um espelho e à medida que vamos olhando para ela, vamos nos transformando na própria imagem do Senhor, o Cristo.
Não se subestime, mas também não se exalte, dando lugar à soberba! Saiba que você tem muito valor para Deus e o preço que Ele o comprou é preço de sangue santo! Portanto, se valorize adequadamente, sendo útil para Deus!
Por: Leiner Mara