SEJA BEM VINDO(A)!!!

Seja bem-vindo(a) ao meu Blog ,eu escolho Te louvar! Que a Paz e a Graça de Cristo esteja contigo (: "... eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: você é o meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso, não tema, pois eu estou com você; não tenha medo, pois eu sou o Seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. " Is 41:9-11


SEJA BEM VINDO(A)!!! Neste Blog a Palavra de Deus é semeada semanalmente. Com Vídeos, Imagens e Te

26 de outubro de 2010

Como vencer as frustrações

Como vencer as frustrações



Peguem a Bíblia e abram em Números 13:25-33..


O sonho do povo de Israel era chegar a terra prometida.
Eles já haviam vivido muitas coisas, passaram pelo mar vermelho e Deus já havia mostrado que estava com eles em todas as situações. Foi quando o povo de Israel chegou perto da terra prometida chamada Canaã.
Mas quando Moisés a mando de Deus enviou os espias para espiarem a terra que era a prometida e os espias voltaram dizendo que seria difícil conquistar a terra por causa dos habitantes que viviam lá, o povo se sentiu frustrado, pois já haviam passado por muitas coisas e agora viram o seu sonho se desfazendo.

A primeira lição que tiro dessa história é: Devemos confiar em Deus.

Deus havia prometido ao povo de Israel que a terra seria deles por herança. Versículos 1, 2 e 3.
Mesmo sabendo que Deus havia prometido a terra pra eles, eles não confiavam em Deus e por causa disso deixaram de conquistar o Seu sonho.
A mesma coisa acontece com a gente, geralmente depois que passamos por uma grande frustração em nossas vidas, deixamos de confiar em Deus, e vivemos um drama de novela mexicana onde nos trancamos no nosso quarto com um pote de sorvete e afirmamos que a nossa vida acabou, mas o Senhor nos ensina que mesmo frustrados devemos confiar em Sua palavra. A palavra de Deus nos diz que Ele é fiel pra cumprir o que diz.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

Se Deus prometeu algo, mesmo depois de se frustrar com alguma coisa, não deixe de confiar nEle, pois Ele cumprirá Sua palavra!

Segunda lição: Não devemos focar nas dificuldades.

No versículo 27 ao versículo 29 os espias relatam o que viram em Canaã, eles falaram de todas as coisas boas que ali tinha, porém focalizaram naquilo que era ruim, eles focalizaram nos habitantes que viviam lá.
Entre os povos que viviam nessa terra, moravam os amalequitas que eram inimigos declarados dos judeos e homens de guerra.
Mesmo sabendo que aquela terra era boa e que Deus havia prometido a eles a terra, eles focalizaram na dificuldade que seria conquistar a terra e por causa disso desistiram de obedecer a Deus.
Muitas vezes quando Deus promete algo, nos deparamos com situações que aos nossos olhos são difíceis de encarar, mas ao contrário do povo judeo não devemos focalizar nas dificuldades, não que elas não existam, mas sempre devemos lembrar que se Deus está conosco, não existe dificuldade que não seja superada.
Ao invés de focalizarmos na dificuldade, devemos focalizar nas promessas e em conquistar aquilo que Deus nos prometeu.
Devemos sempre trazer à memória o que nos dá esperança.

Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. Lamentações 3:21

Terceira lição: Devemos aprender a ver pelo olhar de Deus.

No versículo 30 Calebe disse que eles eram capazes de conquistar a terra, e que ao invés do povo ficar murmurando que era pra eles se prepararem pra conquistar o que Deus havia prometido, pois certamente eles conseguiriam.
Calebe estava vendo pela perspectiva de Deus, ele sabia que Deus os via como pessoas capazes de conquistar a terra.
Da mesma maneira Deus olha pra nós, Ele nos vê como capazes de conquistar o que Ele nos prometeu.
Deus nos ensina que ao invés de ficarmos reclamando por termos nos frustrado, devemos nos enxergar capazes de conquistar Suas promessas.
Não devemos nos ver como derrotados (as), se Deus nos vê como conquistadores (as), então somos.

Quarta e última lição: Não dê ouvidos aos medrosos.

No versículo 31 ao versículo 33 os espias contrariaram a palavra de Calebe e disseram que não valia a pena conquistar a terra difamando-a e fazendo o povo acreditar e murmurar contra Deus.
A consequência disso está no capítulo 14, o povo deu ouvidos aos espias que tinham medo e começaram a dizer que seria melhor ter morrido no Egito ou mesmo no deserto, disseram também que Deus os havia levado até lá pra morrer nas mãos dos inimigos. E começaram a fazer um complô pra levantar outro líder que os levassem de volta para o Egito.
Quando Calebe e Josué disseram pro povo não fazer isso, e que Deus havia dado aquela terra pra eles que era só eles não serem rebeldes, o povo tentou apedrejá los, foi então que Deus apareceu na tenda da congregação e Moisés foi até a presença de Deus.
Então Deus disse que não mais ouviria as murmurações do povo, e disse que já que o povo preferia morrer no deserto então assim seria feito. E Deus disse mais, por causa da murmuração, aquele povo não conquistariam mais a terra e Ele faria nascer um novo povo que iria conquistar o que Ele prometeu.
Por ter dado ouvidos aos medrosos o povo não só perdeu a benção do Senhor, como condenou seus filhos a andar por 40 anos no deserto, Números 14 versículo 34.
E Deus disse que não mais estaria com os que murmuraram.
Quando Moisés fez o povo saber das palavras de Deus, o povo caiu em si e disseram pra se levantarem e ir conquistar a terra, porém Deus não estava mais com eles e Moisés disse que se eles fossem morreriam.
E quando era pro povo dar ouvidos, eles não obedeceram a Deus e foram tentar conquistar a terra, consequência foi que eles morreram nas mãos dos amalequitas e dos cananeus.
Por ter dado ouvidos aos medrosos o povo pagou muito caro.
Nas nossas vidas sempre haverá pessoas que tentarão nos convencer de que a vontade de Deus não é a melhor, mas não dêem ouvidos a essas pessoas, pois acarretará na perda da benção prometida por Deus.
Ao invés de darmos ouvidos a essas pessoas, devemos fazer como Josué e Calebe que acreditaram que Deus lhes daria a benção.

Mesmo depois da frustração, não dê ouvidos aos que querem te fazer murmurar, mas lembre Deus é Fiel, e Ele continuará assim, pois Ele não muda!
Vale a pena continuar confiando em Deus mesmo depois de uma frustração, a palavra de Deus nos ensina que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Romanos 8 versículo 28.
Saiba que depois de uma grande frustração, Deus te fará conquistar a promessa, apenas devemos continuar crendo e jamais murmurar contra Deus.

Espero que vocês tenham compreendido a mensagem do Senhor, e que Ele tenha falado muito com vocês da mesma maneira como Ele falou e continua falando comigo!

Nenhum comentário: